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Muito obrigada por visitar este espaço!Eu, Professora Alzira, agradeço muito a sua visita!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Sugestões de Projetos Escolares

INTRODUÇÃO





Este projeto será aplicado no intuito de identificar, conscientizar e erradicar a proliferação do vetor Aedes aegypti, conhecendo e compreendendo de modo integrado e sistêmico sobre o ciclo, a profilaxia e o tratamento da dengue no bairro Jardim dos Estados.



OBJETIVO GERAL

Verificar os fatores que contribuem para a incidência do vetor (Aedes aegypti) no bairro Jardim dos Estados localizado no município de Várzea- Grande MT.





JUSTIFICATIVA

Devido à grande característica da Dengue em se transformar em violentas epidemias, com alta taxa de mortalidade e agravos ao aspecto econômico já que os acometidos por elas necessitam de cuidados especiais, se transformou nos últimos anos um grande foco de pesquisa. Devido à importância desta endemia, se faz necessário a utilização de métodos de pesquisa para o melhor conhecimento dos hábitos de dispersão do Aedes aegypti juntamente com sua capacidade de disseminar a doença.





METODOLOGIA



A metodologia que será aplicada é de abordagem sintética através de um levantamento de pesquisa de campo com entrevistas e questionários abertos e fechados, distribuídos pelo bairro. Utilizaremos o método, obtido nas entrevistas formuladas possíveis hipóteses.





COLETA DE DADOS

Pesquisa de campo através de questionários, com revisão bibliográficas ( leitura de livros, jornais, etc), análise documental, filmagens e mapas.




PROJETO CONSUMO CONSCIENTE
OBJETIVO GERAL

•Despertar nos alunos da Escola Estadual Marlene Marques de Barros juntamente com a comunidade a responsabilidade de serem consumidores conscientes

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Sensibilizar os alunos quanto à importância e necessidade de revisar as atitudes de consumo praticadas;
• Desenvolver práticas de consumo condizentes com a política sustentável;
• Divulgar a importância do consumo equilibrado (que visa a conservação ambiental), a fim de evitar uma maior devastação do ambiente natural;
• Contribuir com a conservação ambiental e com a melhoria da qualidade de vida;
JUSTIFICATIVA

Desenvolver trabalhos que envolva a conscientização dos alunos quanto ao consumo de produtos fundamentais para a sobrevivência do homem, é uma preocupação que deveria nortear constantemente o trabalho pedagógico do professor de qualquer área. Verificar o desperdício gerado diariamente em sala de aula pelos alunos. Ao perceber que a progressão escolar, não garantia ao aluno o desenvolvimento de sua consciência da necessidade de preservar e proteger seu meio ambiente. Diariamente, em sala de aula, via-se um aluno ou outro rasgar, amassar e jogar folhas de seu caderno no lixo. Isto acontecia com muita freqüência e nos deixava indignados. Diante de tal situação, a reação sempre foi conversar com os alunos. Procurava despertar nestes uma postura de consumo consciente. Porém pouco êxito obtinha. Pensamos então na temática "consumo consciente.

METODOLOGIA

O encaminhamento inicial será uma conversa com os alunos sobre suas próprias atitudes no dia-a-dia na sala de aula e em sua casa. Os alunos serão questionados pelos professores sobre vários itens, entre eles: O que você consome durante as aulas (balas, chicletes e muitos pirulitos)? Como é sua alimentação (arroz, feijão, bife, batata frita) Os professores levarão os alunos a uma reflexão sobre suas atitudes em sala e em sua casa. Fazer assim o levantamento da possibilidade de execução de um projeto de trabalho, com o objetivo de trabalhar os componentes curriculares que atendam tal problemática e também promover a inserção das tecnologias no processo educativo. Fazer um cronograma de agendamento das aulas a serem desenvolvidas com aparatos tecnológicos. Realizar atividades como: gincanas, pesquisas e aulas de campo e exposições de fotos e cartazes dos trabalhos desenvolvidos.

AVALIAÇÃO

O progresso dos alunos será acompanhado durante todo o decorrer do projeto, com a observação do desenvolvimento deles em sala de aula e com mudanças de atitudes que eles tiveram no final das aulas. Sendo assim, pode-se dizer que será adotada uma postura de avaliação continuada (PERRENOUD, 1999), tendo como ferramentas avaliativas a execução das atividades realizadas em cada etapa do projeto, o comprometimento para com as atividades extra-classe, a qualidade das produções, o envolvimento do grupo e os trabalhos colaborativos. Além disso, será elaborada e aplicada avaliação escrita, na qual será constituída por questões objetivas e dissertativas, envolvendo todos os temas. Por meio do desempenho que tiverem na avaliação escrita e em todas as atividades propostas e desenvolvidas será atribuído conceito individual aos alunos.


RESULTADOS ESPERADOS
Que os alunos revisem suas atitudes de consumo praticadas na sala de aula e em suas casas para que ocorram mudanças em seus hábitos, consumir de forma responsável, evitar o desperdício, economizar água e energia elétrica, etc. Assim, o objetivo principal que norteia a realização deste projeto é despertar no aluno responsabilidade




A MÚSICA EM SALA DE AULA

A arte possui um alto valor de exposição da realidade, julgamos que a música seja um ótimo instrumento pedagógico e um excelente recurso para reflexão crítica e percepção dos fenômenos sociais, sendo, além disso, um tipo de manifestação artística que desperta a sensibilidade, a imaginação, facilitando no aprendizado, na transmissão de ideais e nas interpretações sobre realidade.

O TRABALHO QUE REALIZAMOS TEM COMO OBJETIVOS:

usar a música associada à sociologia e filosofia, como estratégia para reflexão sobre a realidade;
Despertar e desenvolver nos alunos sensibilidades mais aguçadas na observação de questões da sua própria realidade, acreditando no grau de penetração que as mensagens das músicas exercem nos indivíduos;
Possibilitar aos participantes do projeto o acesso a diversos estilos musicais, para que a partir daí, construam seus gostos não mais absorvendo apenas o que a indústria cultural lhes impõe como padrão.


A METODOLOGIA UTILIZADA:

Consiste basicamente na escuta ativa de músicas na aula, seguida de momentos para a reflexão a respeito dos temas que a música expõe e sobre os sentimentos por ela despertados nos alunos.
Leitura de textos acompanhada de debates, perguntas, questionamentos, inferências às concepções de verdade e falsidade relacionadas à realidade contemporânea, reconhecimento do processo de desenvolvimento racional e cognitivo na história da
humanidade e dos saberes por ele desenvolvido.

RECURSOS:
• Espaço físico (sala de aula),
• Data Show,
• Notebook,
• Pen Driver,
• Fotografias,
• Cola para papel, papel sulfite,
• TNT,
• Pincéis atômico, canetinha, giz de cera,
• Pistola para cola quente com bastão,

AVALIAÇÃO:

Por meio da participação, interesse e envolvimento dos educandos em trabalhos, debates, como também, das correções das atividades extraclasse.

COMO RESULTADOS ESPERADOS TEMOS:

A melhoria do nível de aprendizado dos alunos em outras disciplinas, devido ao desenvolvimento cognitivo e sensitivo mediatizado pelas atividades com a música e o despertamento de um senso crítico mais aguçado. A música é um instrumento importante no processo de aprendizado dos alunos, melhorando o desempenho dos indivíduos, facilitando a criação de uma reflexão crítica a respeito da realidade.


BIBLIOGRAFIA:
ISSEVH.ProgramaSathya Sai de Educação em Valores Humanos para Adultos.São Paulo.Instituto Sri Sathuya, 2001.




PROJETO: MEIO AMBIENTE
TEMA:“A questão ambiental nas zonas urbanas”

TURMAS: Alunos do Ensino Médio e Fundamental




INTRODUÇÃO
A questão ambiental é um tema que vem sendo muito discutido nos últimos tempos, é um problema que segue desde a Revolução Industrial, sendo a sociedade moderna a principal responsável pelas alterações que o meio ambiente vem sofrendo. Assim no que se refere á área ambiental, há muitas informações, valores e procedimentos que são transmitidos à criança pelo que se faz e se diz em casa. Esse conhecimento deverá ser trazido e incluído nos trabalhos da escola, para que estabeleçam as relações entre esses dois universos no reconhecimento dos valores que se expressam por meio de comportamentos, técnicas, manifestações artísticas e culturais. Devido o crescimento acelerado da população, o desperdício, a crescente urbanização e conseqüentemente o desenvolvimento industrial, sem um planejamento adequado agravam-se ainda mais os problemas com o meio ambiente no planeta. A sensibilização global para a questão ambiental nas últimas décadas do século XX- representada pela escassez de água e poluição crescente, generalizadas e mais significativamente perigosas- leva inúmeros sociólogos a crerem em seu reflexo sobre a própria transformação das instituições sociais. O desafio da teoria social contemporânea consiste em construir conceitos que possibilitem compreender o significado e as tendências mais perenes da transformação das praticas sociais induzidas pelas interferências sociais no meio natural e seus reflexos na configuração das instituições que regulam as próprias práticas sociais. Acreditamos que o desenvolvimento da sociologia Ambiental dependerá de uma ampliação de sua base empírica que garanta a condição necessária e suficiente para a elaboração dos fundamentos teóricos que serão capazes de responder ás questão sobre a influencia do meio natural artificializado nas instituições da sociedade.
Desta maneira, para verificar as alterações antrópicas no meio urbano e também deverá ser levados em consideração todas às informações adquiridas em livros, revistas, jornais e da realidade local da comunidade, tendo em vista, que essas alterações são causadas devido à fixação humana e seu desenvolvimento.


OBJETIVO GERAL

-Fazer com que os alunos da Escola Estadual Dep. Ubaldo Monteiro da Silva tenham a oportunidade de visualizar ou tomar consciência da harmonia funcional existente entre os elementos da natureza através de um sistema integrada de produção espacial criada e modificada constantemente com o meio, de maneira a colocar em evidência a importância de preservar o espaço onde estão inseridos.


OBJETIVO ESPECÍFICOS

-Fazer com que os alunos conheçam e estabeleça uma relação homem-meio ambiente antes o pós-modernidade.
-Verificar a realidade ambiental no bairro Jardim dos Estados e nos bairros vizinhos;
-Fazer um com que os alunos tenham maior conhecimento e conscientização dos problemas ambiental local e mundial;
-Proporcionar aos alunos os meios necessários para que os mesmos sejam capazes através de tabelas, gráficos maquetes, fazer a interpretação, o registro das informações coletadas;
-Identificar os locais de maior incidência das ações antrópicas nos bairros envolvidos;
-Avaliar quais as conseqüências que as ações antrópicas trazem para a biodiversidade;
-Buscar a conscientização através de leitura e debates da necessidade de preservar o espaço onde vive.





JUSTIFICATIVA

Esse projeto será realizado com a finalidade de resgatar o processo histórico do desenvolvimento da tecnologia e conseqüentemente o surgimento da modernização, através do qual será possível fazer um comparação da relação homem -natureza, no passado, no presente e no futuro verificando os impactos ocorridos e como essa realidade se apresenta hoje. Assim poderemos observar as ações antrópicas no espaço onde vivemos, pois, através de leitura debates, questionamentos e realizações de diversas atividades será possível propor ações no sentido de buscar soluções amenizadoras dos impactos ambientais urbanos ocorridos ao longo dos anos. Com isso os alunos poderão questionar á sua realidade, pois, o questionamento, por si só, é importante, mais sua dimensão criadora e critica só se revela em toda plenitude quando aquele que indaga procura construir, ele próprio, os instrumentos que lhe trarão respostas mais compensadoras.


METODOLOGIA

Para a realização deste trabalho será feito à análise das características ambientais no bairro Jardim dos Estados e bairros vizinhos, observando suas causas e conseqüências, sendo feito o registro com fotos. Também será desenvolvido em sala de aula atividade referente ao assunto como: leitura, seminários, cartazes, maquetes, produção de textos, musicas, paródias.

AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados pela participação e desenvolvimento das atividades realizadas. Será levado em consideração a criatividade, produção individual e em grupo e também a sua interatividade com o tema do trabalho.
RESULTADOS ESPERADOS
Que os alunos adquiriram uma postura critica em relação á situação que se encontra o espaço urbano onde vivem, espera-se que possam ter consciência da a um sentimento capitalista está importância que o meio ambiente tem na vida de qualquer ser, pois tudo tende a ter um equilibro e o homem movido fazendo uma serie de transformações no planeta, transformando e destruindo, sem preocupação com o equilíbrio do qual a natureza necessita.


O projeto foi desenvolvido com sucesso, os alunos participaram bastante, mostraram-se interessados e trabalharam em grupo, foi muito gratificante.



Projeto: ”Sei não, só sei que me contaram assim” _ Causos_
Justificativa

Agora neste segundo semestre, percebi a dificuldade que os alunos têm com relação à língua escrita: alguns não escrevem convencionalmente e outros apresentam muitos problemas de ortografia e entendimento de texto.Mas o mais grave de todos os problemas é o fato de que vários alunos não gostam de ler.Um bom trabalho de linguagem seria importante para despertar o hábito da leitura nos alunos.
Pensei num tipo de texto que pudesse ajudar os alunos a reconhecer as diferenças entre linguagem oral e linguagem escrita, dando oportunidades de apreciar as narrativas contadas e lidas. Um repertório de causos pareceu-me apropriado para este momento por ser mês do folclore e muito apropriado para esta época. Trata-se de narrativas populares, que pertencem a tradição oral, narradas em 1ª pessoa e que contam algo que o narrador quer fazer passar por verdade.
Lendo e pesquisando causos, ouvindo outros trazidos pelos funcionários e seus familiares, e comparando com outros contos de tradição oral, de temática semelhante aos causos, os alunos terão condições de montar um pequeno livresco sobre causos do passado e do presente, resgatando parte da cultura como elemento integrador da comunidade que tem sido esquecida pela humanidade e que é um elemento constituinte da identidade nacional..


O que se espera que os alunos aprendam? Objetivos Específicos:

_Ler e atribuir sentido aos causos.
-Distinguir causos de outras narrativas que conhecem.
_Distinguir linguagem oral de linguagem escrita.
_ Contar causos.
_ Registrar causos por escrito.
_Planejar e executar tarefas em grupo.
_ Valorizar os saberes dos mais velhos e de outras pessoas da comunidade.
_ Gostar de ler e ouvir estórias.
_ Usar o computador e livros como ferramentas de pesquisa.


O que o professor deve garantir no Projeto:
_ Ler e estudar causos durante todo o projeto para ampliar o repertório do grupo.
- Promover momentos em que os alunos contam causos para que possam se envolver com o texto oral, reconhecer e usar características desse tipo de narrativa.
_ Garantir que todos os alunos tenham um livro ou uma cópia dos contos tradicionais para que possam ensaiar estratégias que auxiliem a compreensão da leitura.
_ Promover o uso do dicionário para que ampliem o vocabulário e compreendem melhor o significado do texto.
_ Combinar com os alunos momentos de contar histórias para que possam compreender a importância e a necessidade do preparo para se ler em voz alta.
_ Propor questões que façam os alunos pensarem sobre este tipo de texto, dando a eles mais elementos para compreender e distinguir as características da linguagem oral e da linguagem escrita.

tapas previstas: Metodologia
_Conversar com os alunos sobre a idéia de montar um livresco com contos populares e causos para doá-los às outras crianças.
_ Contar causos para os alunos e observar se eles percebem as características principais desse texto, se conhecem histórias desse tipo, contadas pelos pais, avós, amigos, trazidas de outras regiões. Pedir que contem alguns casos e ou escrevem um causo conhecido ou inventado.
- Dividir a classe em quatro grupos; dois grupos lerão com o propósito de contar oralmente o que leram .Os outros dois farão uma leitura do texto impresso em voz alta.Discutir e compreender as diferenças entre ler e contar.
Dividir a classe em quatro grupos para as seguintes tarefas:
- Pesquisa de causos com funcionários da escola e com as famílias. Saber como esses causos surgiram.
_ Digitação de causos recebidos por meio da pesquisa para a construção de um acervo.
_Confecção de mural com cartazes e informações sobre o projeto.
- Seleção de estórias que serão dramatizadas e planejamento da divisão de papéis e efeitos sonoros.
_ Promover uma tarde de causos para que todos os parceiros que participam, de perto ou à distância, possam trocar causos.Essa atividade coloca em jogo tudo o que os alunos sabem sobre o que foi estudado.
_ Estruturar os textos com ilustração com intuito de montar um livro.


Avaliação
Acompanhamento das produções, escrita e reescrita dos causos da linguagem oral para a linguagem escrita na forma padrão.

Bibliografia
Alexandre e outros heróis, Graciliano Ramos, Record.
Casos de minas, Olavo Romano, Paz e terra.
Contos de assombração, àtica.
Contos tradicionais do Brasil, Câmara Cascudo, Ediouro



Projeto: Todos contra a Dengue
INTRODUÇÃO


Este projeto será aplicado no intuito de identificar, conscientizar e erradicar a proliferação do vetor Aedes aegypti, conhecendo e compreendendo de modo integrado e sistêmico sobre o ciclo, a profilaxia e o tratamento da dengue no bairro Jardim dos Estados.

OBJETIVO GERAL
Verificar os fatores que contribuem para a incidência do vetor (Aedes aegypti) no bairro Jardim dos Estados localizado no município de Várzea- Grande MT.


JUSTIFICATIVA
Devido à grande característica da Dengue em se transformar em violentas epidemias, com alta taxa de mortalidade e agravos ao aspecto econômico já que os acometidos por elas necessitam de cuidados especiais, se transformou nos últimos anos um grande foco de pesquisa. Devido à importância desta endemia, se faz necessário a utilização de métodos de pesquisa para o melhor conhecimento dos hábitos de dispersão do Aedes aegypti juntamente com sua capacidade de disseminar a doença.


METODOLOGIA

A metodologia que será aplicada é de abordagem sintética através de um levantamento de pesquisa de campo com entrevistas e questionários abertos e fechados, distribuídos pelo bairro. Utilizaremos o método, obtido nas entrevistas formuladas possíveis hipóteses.


COLETA DE DADOS
Pesquisa de campo através de questionários, com revisão bibliográficas ( leitura de livros, jornais, etc), análise documental, filmagens e mapas.

33 comentários:

Rosa disse...

adorei o blog, tem muitas coisas interessantes, fala de educação com sabedoria de causa. Espero que conquiste muitos seguidores que façam, lutem por uma sociedade muito melhor e felismente será através de educação.

Marta Aparecida da disse...

Sou professora de Educação Infantil. Atualmente trabalho com uma turma de 3 anos. ficaria muito feliz em receber novidades e sugestões de atividades para esta faixa etária. Adorei seu blog. é tudo o que um professor precisa. Beijos Marta

Atally disse...

Muito boa a idéia do blog. Sou Professora de Ciências e com certeza utilizarei suas sujestões de projetos em 2011. Parabéns pela iniciativa!

Anônimo disse...

Parabens , adorei ler os seus projetos , acretido que vou usar esses modelos para minha escola

NANDA disse...

Boa tarde!
Parabéns pelo seu blog, tem artigos maravilhosos.
Adorei as sugestões de projetos postadas.
Abraços...

Anônimo disse...

Gostei muito dos projetos, com certeza vou utilizá-los para meu estágio.

Anônimo disse...

adorei os projetos será de grande valia para nos nortear em nossas praticas em cala de aula.

Marcia disse...

Não conhecia este blog,com certeza é de ótima qualidade, nos trazendo informações e nos mostrando caminhos que possamos trilhar em busca de uma educação pautada em conhecimento sistematizado. sensacional parabéns aos seus criadores.

maria aparecida miranda disse...

é super importante começarmos a desenvolver a percepçao dos alunos para os problemas que só estão aumentando. e muitas das vezes a responsabilidade fica a cargo dos professores faltando compromisso de toda familia que habita neste planeta tão maravilhoso.gostei de todos, pricipalmente na area ambiental. Parabéns

leonardo disse...

Angela Martins.como eu gostei do seu blog,são varios exemplos bons de projetos.PARABÉNS!!!!

Rosalia disse...

Parabéns!
Você realmente mostrou que leva e Educação a sério e faz ações para melhorar a nossa prática com objetivos voltados para a transformação social.

Anônimo disse...

Adorei os projetos,são todos muito educativos.Parabéns.

odete miller disse...

Para nós ,profissionais da educacão, é importante encontrar sugestões que enriquecam o nosso trabalho.

nilce disse...

Parabéns muito interessante seus projetos, gostaria que vc me desse uma ajuda.Trabalho em uma escola onde as salas de aula de 2º ano estão superlotadas, na verdade todas estão, bom, então eu gostaria de montar um projeto para conseguir patrocinio para a construção de uma sala de aula e não estou coseguindo. vc poderia me ajudar

Selma disse...

Sou professora índigena,seu blog ajuda todos com suas dicas,e gostaria de receber dicas para contribuir na educãção do meu povo.

Célia Meireles disse...

Sou estudante de pedagogia e estva com dificuldade em achar projetos escolares, gostei muito dos projetos postados com certeza vai ser de grande valia

tete disse...

muito bom adorei os projetos vai ajudar muito

marina garcia disse...

amei seus projetos sou recém formada em pedagogia e adorei as sugestões para projetos parabéns.

Raimundinho disse...

Parabéns, muito interessante os trabalhos, certamente eh mais uma contribuição aos professores que diariamnete estão em sala de aula.

herika disse...

Parabens aos colaboradores deste blog. Tem uitas sugestões de grande relevancia que a escola poderá adotar objetivando tambem uma sensibilização da comunidade.

Bea disse...

Muito bom o blog, gostei muito dos projetos, moro no Paraná e já morei no Jardim dos estados e m Várzea Grande-MT. Amo esse lugar! Parabéns!

Edivania V.silva disse...

AMEI O BLOG VOU MIM FORMA EM GEOGRAFIA E GOSTEI MUITO DOS PROJETOS QUERO VER MAIS.

Edivania V.silva disse...

muito esse blog os projetos é ótimo para o ensino aprendizagem.

Anônimo disse...

Eu Maria Sueli Cipriano, sou técnica pedagógica na SME-Secretaria Municipal de Educação em Mauriti- Ce ao visitar esta página fiquei encantada com tantas sugestões de projetos e atividades para trabalhar com alunos em sala de aula.Peguei algumas sugestões de projetos para passar para os professores do 4 ano do Ensino Fundamental nas formações que acompanho.Muito grata.

Aninha. disse...

Posso usar as avaliações dos para o meu tcc? citarei sua fonte.Por favor me confirma por e-mail anarrav@hotmail.com.Grata.Ana lúcia

Andreia Ferreira Tavares Ferreira disse...

Adorei o Blog.Parabens!!

edilene disse...

Achei ótimo. estava precisando para ajudar meus alunos na leitura e na escrita.

edilene disse...

Achei ótimo.Estava precisando para ajudar meus alunos na leitura e na escrita.

Anônimo disse...

AMEI TEU BLOG PROFESSORA, ME AJUDOU BASTANTE.
MEU PROJETO É SOBRE ESPANHOL,POIS FAÇO ESSA DISCIPLINA NA FACULDADE IFRR (RORAIMA).
VC ESTÁ DE PARABÉNS!!!!
Att, Ângela Mendonça

Eliete Arruda Spósito Nonato disse...

Gostei, muito do seu blog.O nosso Brasil precisa de educadores que se envolvam com causas ambientais e sociais trazendo os nossos alunos para a realidade que estão vivendo.Parabéns! continue assim com ideias tão interessantes e atuais. Abraços.

Rosane Jeronymo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosane Jeronymo disse...

Parabéns por tantas informações preciosas. Continue com suas postagens. Obrigada por sua dedicação! SUPER!!!!

suzana aparecida dos silva disse...

parabéns pelos seus projetos são maravilhosos me ajudou muito ,você é fera,continuei postando seu projetos pois poderá ajudar muitas pessoas

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